OS TIPOS DE CAMINHÕES

Tipos de Caminhões

Antes de mostrar os tipos de caminhões, vale lembrar que o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) coloca um limite para o peso máximo por eixo que pode ser carregado pelos caminhões. Isso ocorre, pois quanto maior a força que os pneus aplicam sobre o asfalto, maior será o desgaste deste piso. Os veículos podem, sim, levar bastante carga, mas o peso precisa ser distribuído por vários eixos.

Confira alguns tipos de caminhões com as referidas especificações. Vamos começar pelos mais leves:

Veículo Urbano de Carga: é o veículo mais adequado para áreas urbanas. Por isso, precisa respeitar algumas especificações. A largura máxima deve ser de 2,2 metros, o comprimento máximo de 6,3 metros e a capacidade de até 3 toneladas. O veículo precisa ter, também, um limite de emissão de poluentes. É um caminhão de menor porte.

Caminhão semipesado: esse veículo também é conhecido como Toco. A capacidade sobe para 6 toneladas, e o comprimento chega a 14 metros. O caminhão tem um eixo simples na carroceria, isto é, um eixo frontal e outro traseiro de rodagem simples.

Agora, vamos para os caminhões considerados mais pesados. Confira:

Caminhão pesado: esse tipo de caminhão recebe o nome de truck. Sua capacidade está entre 10 e 14 toneladas. O caminhão pesado tem um peso bruto máximo de 23 toneladas. O comprimento chega, também, a 14 metros. O truck tem como principal tarefa carregar uma carga grande, com um bom desempenho. Por isso, obrigatoriamente, um dos eixos traseiros deve receber a força do motor.

Caminhão extrapesado: alguns chamam o caminhão extrapesado de cavalo mecânico. Esse tipo de veículo tem um conjunto formado pela cabine, motor e rodas de tração do caminhão com eixo simples, de apenas 2 rodas de tração. Ele tem a possibilidade de ser engatado em vários tipos de carretas ou semirreboques.

Bitrem: esse tipo também é conhecido como treminhão. É uma combinação de caminhões de carga composta. O total é de sete eixos. Isso permite o transporte de um peso bruto total de 57 toneladas.

Ainda não acabou! Existem mais tipos de caminhões que vamos mostrar em uma próxima matéria. Aqui no Clube Irmão Caminhoneiro Shell você fica sempre muito bem informado. Isso porque nossa parceria é com você, motorista de caminhão! Tenha uma boa viagem!

fonte: https://www.clubeirmao.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>