Pneus dicas e cuidados

roda_pneu_corujao_.cuidados_com_pneus_corujao_concessionaria_volkswagenjpg

Devemos cuidar dos pneus para mantermos nossa segurança e também evitar uma degradação mais rápida que resulta em gastos desnecessários.

Para lhe auxiliar nesta tarefa, que tal algumas dicas?

Mantenha os pneus calibrados

Quando estão descalibrados, a dirigibilidade do veículo fica prejudicada e vários outros problemas podem surgir disso, portanto verifique a pressão dos pneus a cada 15 dias e sempre antes de qualquer viagem.

Pneus murchos podem também gerar derrapagens, instabilidade em pista molhada e estouro.

É importante manter o step sempre calibrado também, mas, neste caso, deixe-o com um pouco mais de pressão do que os pneus em uso, já que ele costuma perder ar com o tempo.

É interessante manter em seu carro um medidor de pressão e uma bomba de ar para encher pneus em caso de emergência ou falta de opção.

Verifique a pressão adequada para seus pneus (normalmente estão indicadas na tampa onde se coloca o combustível).

Cuidado com a sobrecarga

Utilizar o veículo com mais peso do que o suportado exigirá muito mais esforço dos pneus, ou seja, vai gerar um sobreaquecimento e desgaste muito rápido. Isso pode ser perigoso, já que aumenta a probabilidade de danos por impacto ou outras falhas.

Troque os pneus quando estiverem desgastados

pneu é considerado “careca” quando atinge o desgaste máximo tolerado por lei, que é de 1,6 milímetros de profundidade dos sulcos. Trafegar com pneus neste estado pode ser muito perigoso para você e, ainda por cima, seu carro pode ser apreendido (de acordo com resolução 558/80 do Contran).

Balanceamento e alinhamento

Faça o balanceamento e alinhamento a cada 5.000 km rodados, assim você evita um maior desgaste dos pneus e, principalmente, aumenta a segurança.

Pneus furados

Uma boa sugestão é adquirir um macaco hidráulico, que facilita muito a troca de pneus, já que não é necessário fazer muito esforço e agiliza bastante o processo.

Após efetuar a troca de pneus, não se esqueça de ir imediatamente para o borracheiro para reparar o pneu furado, evitando assim de trafegar sem um step (o que pode resultar em muita dor de cabeça).

Cuidando de seus pneus adequadamente você estará proporcionando segurança e economia para você e toda sua família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>